download-_16_

Convite para a Semana “Escola Amor de Deus em Busca da Inclusão”

Caros colegas,

O Gabinete de Orientação Escolar, Vocacional e Profissional vai promover uma semana dedicada à reflexão sobre a inclusão. Iniciará no dia 03 de dezembro, dia mundial da pessoa com deficiência, e vai até o dia 10 do mesmo mês, dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O objetivo primordial é sensibilizar a comunidade educativa para a importância do respeito e da aceitação da diversidade. Outrossim, pretendemos mobilizar e promover a defesa dos direitos humanos, capacitar a comunidade educativa em matéria de inclusão e potenciar o trabalho colaborativo entre todos os integrantes da comunidade educativa.

Deste modo, convidamo-lo a participar nos seguintes concursos:

    •  poemas originais sobre inclusão;
    • músicas originais sobre inclusão;
    •  produção de uma mascote criativa e expressiva sobre a semana “Escola
    • Amor de Deus em Busca da Inclusão”.
    • vídeos originais sobre temas relacionados com a inclusão;
    • slogan original da semana.

Para além disso, solicitamos a vossa participação na dinamização de alguma atividade ou ajudando na organização das atividades da semana. Contamos convosco porque como diz o lema escolhido “A inclusão é uma responsabilidade de TOD@S, para ajudar a TOD@S”. Sejamos cidadãos conscientes e ativos. Juntem-se a nós!

O nosso foco será a sensibilização e a literacia. Sendo assim, pensamos que cada grupo
disciplinar poderá participar em algum destes pontos:

    •  Elaboração de materiais didáticos (ou de ideias, por meio de imagens) que permitem a acessibilidade, permanência e participação de todos.
    • Exposição de folhetos informativos, com características de diversas deficiências e necessidades específicas, sinais de alerta e sintomas, bem como formas de intervenção pedagógica (paralisia cerebral, espinha bífida, deficiências sensoriais, deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down, deficiência física, Perturbações do comportamento, Dificuldades de aprendizagem específicas: dislexia, discalculia…). Cada grupo escolhe uma das deficiências ou necessidades específicas e apresenta um trabalho criativo. Pode ser em forma de cartaz, folheto informativo, ou da forma que a vossa criatividade desejar. O objetivo é informar para saber como fazer e transformar vidas.
    • Introduzir o tema inclusão nas aulas, usando textos que falem sobre, ou outros recursos, para que pareça algo o mais natural possível.
    • Partilha de documentos sobre inclusão entre colegas. Relembrando que a inclusão é abrangente, não se resumindo às deficiências.
    • Educação Física: Propomos que reservem as aulas da referida semana para trabalhar o tema inclusão, se for possível. Por exemplo, recorrendo a vídeos sobre Boccia e Goulball, seguidos de reflexão sobre a importância da inclusão. Educação Física: atividades com circuitos, com obstáculos, para experienciarem as dificuldades das pessoas cegas. Pode-se pensar, respeitando as medidas de segurança, no uso de vendas em algumas atividades.
    • Na pré-escolar: Músicas sobre inclusão, curta-metragens e histórias sobre inclusão, seguidos de desenho livre sobre a história que ouviram. Começar uma estória e as crianças dão continuidade, painel de inclusão….
    • No primeiro e segundo ano do ensino básico, as professoras podem fazer o mesmo. Também podem dar palavras para as crianças montarem as suas histórias individualmente ou em grupo. Contação da história “A menina da Cadeira Azul” da autoria de Natacha Magalhães.
    • Outras atividades que achem pertinentes. Estamos abertas à sugestões e
      colaboração.

Gostaríamos que nos dissessem se podem participar e como o vão fazer para organizarmos o programa.
Desde já agradecemos.

“Viver em Fraternidade! Caminhemos Juntos.”
“Falar da Inclusão, Praticar a Inclusão, Viver a Inclusão!”

Para qualquer informação adicional, por favor contactem a professora/psicóloga Sílvia
Delgado.