Este logótipo simboliza os 75 anos da Congregação das Irmãs do Amor de Deus em Cabo Verde. Congrega em si a imagem de um coração que se funde com o número 75,
evidenciando o amor incondicional dedicado à nobre missão de Educar nestas ilhas ao longo de sete décadas e meia.
Fazendo jus do próprio nome da Congregação: Amor de Deus, o coração sendo o símbolo do amor, representa, igualmente o divino, o espírito, a força e a sabedoria.
O azul é a cor do céu iluminado, das alturas, do espírito e do pensamento. Portanto, simboliza o ideal e o sonho, convergindo com o lema preconizado pelo venerável fundador, Jerónimo Usera: Educar por amor de Deus.
O tom escuro do azul evidencia a harmonia, a segurança e a confiança que existe na Congregação do Amor de Deus. Já o tom mais claro reflete a tranquilidade da mesma.
Nos primeiros documentos da Congregação (1864), o Escudo apresenta forma circular. Dois ramos de palmeira e a expressão “Irmãs do Amor de Deus” aparecem inscritos na circunferência. No centro encontra-se a letra M, como referência a Maria, por cima da qual temos o Coração de Jesus. Em 1867, aparece pela primeira vez um novo escudo. Nele há novos elementos que exprimem mais claramente o Carisma da Congregação.
Aparece o lema congregacional: Amor de Deus faz sábios e santos. No início dos anos quarenta, data em que a Congregação foi aprovada pela Santa Sé, o Escudo sofre novas alterações. A mais significativa é a inclusão das chamas que brotam do Escudo e do coração de Jesus.
Significado dos símbolos que integram o escudo actual
O Escudo da Congregação das Irmãs do Amor de Deus é formado por um pergaminho em forma de coração, símbolo do amor, de cor azul. No centro do pergaminho está um coração branco, que simboliza a pureza e a simplicidade que devem caracterizar as Irmãs do Amor de Deus, à imitação de Maria, cujo anagrama se encontra no centro, recordando-nos a sua protecção maternal.
O lema do escudo: O Amor de Deus faz sábios e santos; aponta para a esperança de que o Amor de Deus nos vá tornando cada vez mais sábias, no duplo sentido da sabedoria: enquanto saber humano e enquanto conhecimento e experiência de vida marcada pela presença de Deus, a fim de sermos boas educadoras, e santas, como nos diz o fundador: “Viestes, Irmãs, para ser santas”.
O escudo é coroado pelo Amor de Deus, representado pelas chamas do Espírito Santo e pelo Coração de Jesus com a cruz e a coroa de espinhos. É esse Amor que plenifica o nosso coração e nos impulsiona a realizar no mundo a obra de Jesus. Entrelaçados na parte inferior do escudo, estão um ramo de loureiro com frutos e uma palma.
O ramo de loureiro significa a paz e a vitória sobre o mal. A palma significa o martírio, a entrega total da vida a Deus ao serviço dos homens. Só o acolhimento do Amor de Deus que se oferece gratuitamente torna possível a nossa entrega na vida de cada dia.
Desde da fundação da Escola, em 1999 até 2015 a Escola foi representada pelo escudo da Congregação. A partir desta data ela adquiriu o logótipo próprio que a representada atualmente.
Este logótipo representa uma instituição (Escola Católica) constituída por um livro e coração abertos e uma pomba.
O livro simboliza a ciência e a sabedoria. Aberto, convida à procura do saber, à pesquisa e à aquisição de conhecimentos. O seu sentido obliquo demonstra o dinamismo da instituição. A imagem do livro simboliza, igualmente, o mestre: “o melhor livro é o professor.”
O coração é o símbolo do amor. Aberto, demonstra igualmente, a abertura à aquisição de conhecimentos e à sabedoria e revela a demonstração de pensamentos, sentimentos e valores como o respeito, a paz, a verdade, a bondade, o sacrificio, a perseverança, a responsabilidade, o compromisso, a generosidade e a justiça.
A pomba representa a luz, o Espírito Santo, a paz e a harmonia. Sendo a instituição, uma escola católica, a pomba, simbolo do Espírito Santo, vai de encontro aos designios religiosos da mesma.
Todos os elementos apresentados convergem em direção ao objetivo fundamental da instituição que é a educação integral fund do indivíduo alicerçado na luz, conhecimento e valores (respetivamente, pomba, livro e coração).
A par das caraterísticas simbólicas das formas, a cor azul do livro representa igualmente a sabedoria, a potencialidade, é a cor do pensamento e analogamente o branco representa a luz, que também é o símbolo do conhecimento.
A cor azul simboliza a ciência, a inteligência e sabedoria. Está associada à estabilidade, lealdade, confiança, fé, verdade, bondade, glória e caridade. É uma cor fresca, tranquilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo.
O branco ilumina e transforma. Simboliza, igualmente, a paz, a sinceridade, a verdade, a pureza e o infinito. A cor branca também simboliza a virtude, o amor a Deus e estimula a humildade. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilibrio interior. É a cor mais protetora. Representa também o otimismo e a perfeição.
O amarelo simboliza, também, a luz, a confiança, o intelecto, a alegria e a prosperidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. Também está associada à nobreza, à inteligência e inovação.
A cor vermelha simboliza o amor, a inteligência, sabedoria, poder, bondade, lealdade, glória e caridade. O vermelho contribui também para a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude otimista ante a vida.
Relativamente à utilização do negro não há emprego de nenhuma simbologia, é apenas uma opção de contraste.
Portanto, há uma perfeita harmonia na escolha das formas e das cores.