foto2

Semana “Amor de Deus em busca da Inclusão”

Durante a semana foram entregues aos pais/encarregados de educação e aos professores frases que inspiram uma reflexão profunda sobre a inclusão, sobre a educação inclusiva. Apresentamos, de seguida, algumas dessas frases.

A educação inclusiva tem por missão partilhar o conhecimento e a formação a todos os educandos, independentemente da condição de cada um.
Luís Morais, Sub-Diretor Pedagógico da EADD

Trata-se de uma educação de acessos, centrada no que olha para todos com os mesmos olhos de oportunidade e direitos.
Ir. Ana, Diretora da EADD

Inclusão é sentir que estás a ser tratado de maneira que os seus direitos estão a ser salvaguardados, independentemente da sua condição física, psicológica, raça ou religião.
Ana Cristina, responsável da Biblioteca da EADD

Por uma educação inclusiva cada um de nós deve ser encarado como especial, com oportunidades de participar em diferentes ações que faz jus a esta sublime tarefa que é a inclusão. E como diria Paulo Freire; Inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”
Psicóloga Silvy Rocha

Incluir é permitir que todos desfrutem dos seus direitos e vivam com dignidade. Percebe-se que é uma responsabilidade de todos. Alicerça-se nos valores do respeito, da empatia, da solidariedade, entre outros. Exige uma ação comprometida e a valorização de cada passo, de cada conquista. Não é fácil, mas é possível, com a colaboração de todos.
Psicóloga Sílvia Delgado

O que motivou

Organizamos a semana “Amor de Deus em busca da Inclusão” porque acreditamos que a sensibilização e a literacia poderão mudar crenças, opiniões e comportamentos, bem como ajudar no desenvolvimento de atitudes favoráveis ao respeito pela diversidade humana. É preciso informar, esclarecer e conhecer. Tendo em vista o nosso objetivo, propomos o lema “Falar da inclusão, praticar a inclusão e viver a inclusão”.

Apresentamos o projeto a todos os membros da comunidade educativa e conseguimos perceber o entusiasmo dos mesmos, mesmo quando não tinham uma ideia clara do que é inclusão. Por exemplo, falamos com os funcionários e estes produziram um cartaz. Foram os primeiros a entregar o seu trabalho pronto, muito antes do prazo de entrega. É este compromisso, é esta entrega que precisamos, para que todos possam ter acesso, possam permanecer, participar e ter sucesso nas mais variadas esferas da sua vida.

O que se pede é que respeitemos as diferenças e criemos oportunidades para todos e todas. Em matéria de inclusão os desafios são constantes, o caminho é longo, exigente, e por isso a menor conquista deve ser valorizada. Que sejamos todos e todas perseverantes perante os desafios e as frustrações que possam aparecer, porque o objetivo é imperativo, permitir que todos desfrutem dos seus direitos e vivam com dignidade.